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segunda-feira, 9 de maio de 2011

Questionamentos relevantes a cerca da prática docente em sala de aula

Para suprir a necessidade de atualizar-se em meio a velozes informações e vencer seus próprios desafios, a educação assume um papel de contribuir para a construção de um leitor crítico. Tal leitor tornará conhecidas as formas de manipulação que existem em todo modo de dominação dos veículos de comunicação de massa como também os governos e os colocará em questionamento.
No mundo do trabalho o que ocorre é a autogestão que vai contra o que se vê nas exigências de seleção das empresas, deve-se ao fato de que é necessário, para perpetuar a dominação da elite frente à classe trabalhadora, a homogeneidade de concepções acerca de como se lê e interpreta o mundo em que se está inserido em seu contexto de peculiaridades às determinadas verdades.
Na educação a criticidade que possa permitir a construção de um conhecimento de cunho cognitivo e social correspondente à realidade do povo brasileiro não permite a segregação da população, onde a elite tem acesso à cultura geral, possibilitando a formação de um profissional capaz funcionalmente, e a minoria da população aos conteúdos limitados e restritos a formação de indivíduos que apenas eternizem ideários neoliberais de sociedade e educação.
É primordial respeitar as diversas formas de vida dos habitantes do país. A partir daí faz-se necessário o que é conhecido como indagações que remetem a perguntas, que consiste em apropriar, reinterpretar e construir um novo conhecimento por meio de uma educação inquietante que promova a reflexão contínua.
A educação nas séries iniciais deve contribuir com uma seleção de conteúdos não reduzidos acerca da estética e conhecimento de mundo, pelo contrário, tais conteúdos devem ser amplos e clássicos, para que permita a ampliação e desenvolvimento de um sujeito que seja capaz de colaborar para uma sociedade consciente e de modo que cada um possa construir seus próprios valores sem a imposição de veículos midiáticos.
A própria constituição de papéis sociais se define não pelas normas ou políticas ou intervenções isoladas, mas sim pela longa trajetória histórica de humanização e formação humana de cada papel, sobretudo, do educador.
O ato de comunicar-se vai muito além do simples fato de troca de idéias, ou seja, funda-se na prática do questionamento, da pergunta que conduz o processo de pesquisa para a elaboração do conhecimento, na valorização do sujeito como responsável pelas mudanças do sistema. É preciso que tais perguntas se construam numa relação integradora e discorrida entre pessoas, que se permitam e tenham como objetivo a aprendizagem constante e que a mesma seja extensiva no que diz respeito aos conhecimentos relevantes na sua formação enquanto indivíduo que está inserido numa dada sociedade.
Instigar a criança nos seus questionamentos coloca-se como primeiro importante ato de construção de um adolescente e adulto consciente de sua relevância no processo de mudança e transformação, que o mesmo julgar necessário para a afirmação de sua identidade e que seus valores não sejam impostos por culturas que se determinam como dominantes.
Sabemos que ao longo de décadas as crianças e jovens foram submetidos a um aprendizado que os modelaram para o sistema de produção. Porém esse sistema já se modificou sendo assim a educação de uma forma ou de outra não tem como desconhecer esse fato, deve sim acompanhar essas transformações não educando passivamente, pelo contrário, provocar sempre diálogo crítico constante onde o sujeito construirá sua compreensão de si próprio, dos outros e do mundo.
Perguntar desenvolve consciência movendo o conhecimento escrito e de mundo do indivíduo e da sociedade. Contudo, tais perguntas não necessariamente têm respostas prontas isso se dá devido ao exercício ininterrupto de criação. Uma vez que, nenhum questionamento surge de repente, há uma trajetória particular já percorrido. Com isso o professor tem função primordial de comprometimento e coerência de não permitir ou mesmo possibilitar qualquer situação de silenciamento, enganos e de respostas terminantes. Se o fizer deste modo estará de acordo com os meios de cultura de massa contemporâneos.

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